B" H

Formação religiosa

Cursos de 1º e 2º graus

A Yeshivá Colegial como Espaço de Construção de Identidades e Projetos.

Pela manhã são ministradas dois períodos de aulas, divididos em quatro turmas, conforme os vários níveis e idades,  os alunos recebem aula de Guemará, Chumash, Mishná, Navi e Chassidut em grupos separados por nível de conhecimento.

Além do corpo de professores fixos, a Yeshivá recebe anualmente jovens professores que auxiliam os alunos em estudos específicos.

As diversas tarefas dos serviços da orações diárias, são distribuídas entre os alunos.

No final do dia os alunos sentam em pequenos grupos (chavruta) para revisão dos estudos do dia.

Aulas de Chassidut e hitvaaduiot são uma fonte de inspiração e aprendizado de histórias.

 

 

A Yeshivá ocupou e ocupa um espaço privilegiado na vida dos adolescentes judeus, influenciando na construção de suas identidades e projetos de vida, entre outros aspectos. Todas as vivências no espaço escolar são educativas e concorrem para os processos de constituição da identidade dos

alunos.

Pela peculiaridade e importancia de seu papel, pelo tempo em que os jovens nela permanecem, faz com que a Yeshivá de Petrópolis seja um espaço no qual esses jovens vejam suas questões, dúvidas, angústias e descobertas sendo acolhidas e trabalhadas de forma a ampliar o campo em que constroem seus projetos de vida.

Reconhecer como legítimas (o que não significa inquestionáveis) as experiências que os adolescentes vivenciam nos mais diversos espaços - na família, na dimensão cultural, nos grupos de amigos, etc. - torna-se condição para se estabeler um diálogo autêntico com eles. Por ter o foco de sua ação na construção e socialização de conhecimentos, valores e atitudes, tem a Yeshivá de Petrópolis a possibilidade de ajudar o aluno a fazer uma tradução crítica das vivências que traz, mostrando-lhes novas possibilidades de interpretação do mundo.
Aqui trabalhamos na perspectiva do diálogo com os alunos, visando o desenvolvimento de suas capacidades e a ampliação
e o enriquecimento de suas referencias de vida.

João Carlos Bini
Diretor de 1º e 2º Graus